Dez Benefícios do Ovo e Curiosidades

É importante que antes de comprar a caixa de ovos você verifique a data de validade e também se há o selo oficial de inspeção na embalagem. Outra coisa que deve ser observada antes da compra é a casca e seu aspecto. Ela deve apresentar uma aparência limpa e estar livre de trincas e rachaduras.

 Dez Benefícios do Ovo e Curiosidades

1- O consumo de ovo traz importantes benefícios para os nossos olhos. A ingestão diária de um ovo pode nos prevenir da degeneração ocular, uma vez que o alimento possui carotenoides em sua composição, como luteína e zeaxantina.

2- Pessoas que comem um ovo todos os dias têm menos chances de desenvolver catarata, também graças à presença dos nutrientes luteína e zeaxantina.

3- A quantidade média de proteína de alta qualidade presente em um ovo é de cerca de 6 gramas. O ovo também apresenta 9 aminoácidos essenciais em sua composição.

4- Um estudo realizado na Harvard School of Public Health constatou que o consumo de ovo não é responsável por surgimento de doenças cardíacas. Ele, na realidade, ajuda na prevenção de coágulos sanguíneos, ataques cardíacos e até mesmo AVC (acidente vascular cerebral).

5- Os ovos, como visto anteriormente, são uma excelente fonte de colina. A gema apresenta algo em torno de 300 microgramas do nutriente. A colina contribui positivamente para a regulamentação do cérebro, do sistema nervoso e do sistema cardiovascular.

6- A maior parte da gordura do ovo é boa. Um ovo apresenta apenas 5 gramas de gordura, sendo que somente 1,5 gramas é de gordura saturada.

7- O consumo regular e moderado de ovo não somente não contribui negativamente para o perfil lipídico, como o melhora. Hoje em dia é constatado que os ovos não apresentam grandes quantidades de gordura saturada.

8- O ovo é um dos poucos alimentos que possuem vitamina D em suas composições.

9- O consumo de ovo ajuda a prevenir o surgimento do câncer de mama.

10 – Devido ao alto teor de enxofre, vitaminas e minerais presente no ovo, o seu consumo traz benefícios para os cabelos e as unhas. Há, inclusive, pessoas que afirmam que seus cabelos começaram a crescer mais rapidamente quando elas passaram a consumir mais ovos.